Searching for

Triggers (gatilhos)

Depois de criar a automação e realizar a configuração inicial de inserir o código de rastreamento (tracker) , é necessário adicionar o primeiro passo da sua automação: o trigger (gatilho).

O que é o trigger (gatilho)?

O trigger (gatilho) é a ação responsável por incluir um contato ou usuário na automação. A partir dessa ação inicial, as ações seguintes determinadas na automação são desencadeadas. No exemplo abaixo, a condição para início da automação é a ação Signup, assim que um usuário realiza seu cadastro:

Exemplo de gatilho de uma automação

No momento de adicionar os passos à sua automação, você deve estabelecer qual ação específica ativará sua automação clicando no ícone de engrenagem no primeiro passo da automação, Flow Start:

Configurando o primeiro passo da automação

Para que as ações sejam personalizadas e naturais, o sistema possibilita escolher eventos personalizados, preenchimentos de formulários e até atualizações de campo, ou seja, interações básicas de contatos e usuários no seu website ou app.

Quais tipos de gatilhos iniciam automações?

Nosso sistema pode usar quatro opções de triggers (gatilhos) para iniciar automações:

  • Eventos personalizados
  • Formulários do sistema
  • Atualização de campos
  • Outro (ativação passiva)

Usando eventos como trigger

No primeiro passo da sua automação, selecione a opção Event para determinar que um evento dará início ao fluxo: por exemplo, Cadastro ou Efetuou Pagamento. Lembre-se que este evento deverá ocorrer na página que está sendo monitorada pelo seu código de rastreamento (tracker), definido na aba Settings da automação selecionada.

Selecionando um evento como disparo da automação

Se o evento escolhido tiver propriedades atreladas, as opções Attribute, Operator e Value irão aparecer automaticamente no primeiro passo da automação, onde você pode escolher se o valor de um atributo condicionará ou não o início da automação. Caso contrário, somente o core event - ou seja, o envio do evento em si - será levado em consideração para disparar a automação.

Selecionando um evento como disparo da automação 2

Saiba como enviar eventos com atributos personalizados no artigo Enviar eventos e pageviews.

Usando formulários como trigger

Usando a opção de definir um formulário como gatilho, todos os contatos que preencherem um determinado formulário serão adicionados à sua automação.

Usando formulários como disparo de automação

Antes de utilizar esse tipo de trigger, você precisa ter algum formulário criado no sistema na forma de um web form. Desse modo, a automação será disparada se houver um cadastro em um web form instalado externamente através do código de implementação, ou se for realizado através de uma Landing Page criada no sistema.

Usando atualização de campos como trigger

Nesta opção, você pode selecionar qual informação do perfil dos seus contatos você quer monitorar para inserí-los automaticamente na automação:

Usando atualização de campos como início da automação

Assim como a escolha de eventos com atributos, na atualização de campos você também precisa informar um Operator e Value. O operador é quem valida o valor digitado por você. No exemplo acima, o sistema verifica se o campo Stage do contato é SQL - Sales Qualified Lead, afinal o Operador é Is - se positivo, o contato é adicionado à essa automação.

As atualizações de campos que podem ser utilizados para dar início à automações são:

Campos Descrição
Name, Email, Phone, Mobile Phone, Job Title, Language, Gender, Birthdate Informações básicas do contato
Twitter, Facebook, LinkedIn, Website Perfil do contato em redes sociais
Country Code, Country Name, City, Region Name, State Localização do contato
Remote Creation Date, Origin Detail Origem e detalhes do contato
Score Valor de Lead Score do contato
Stage Estágio do Ciclo de Vida do contato

Criar um fluxo com trigger passivo

Uma vez que você escolhe a opção Other na lista de gatilhos da sua automação, você permite que o fluxo seja salvo no sistema mas não utilize nenhum recurso ativo para ser iniciada.

Usando outros gatilhos para iniciar automações

Trata-se de uma opção de trigger caso você planeje:

  • Iniciar a automação a partir da movimentação de cards no recurso Boards
  • Usar a mesma automação em vários formulários/landing pages diferentes;
  • Disparar a automação como uma ação condicional do recurso Milestones.

Próximos passos