Searching for

Criar e personalizar boards

A criação e configuração de todos os boards da sua conta é feita no menu Settings > Boards, enquanto o uso prático no dia a dia para gerenciamento de processos é feito no menu Board, que você encontra na lateral esquerda do menu.

Aqui você poderá configurar diferentes tipos de boards para gerir os seus projetos e personalizá-los com colunas customizadas. Cada coluna pode ter características únicas e ter suas próprias especificidades.

Criando e configurando um novo board

  1. Navegue até Settings > Board > Boards
  2. Clique no Botão de Adicionar Botão de Adicionar
  3. Dê um nome ao seu novo board
  4. Clique em Create para criar seu novo painel

Depois da criação, você é redirecionado até a aba Settings onde é necessário adicionar algumas configurações básicas:

  • Name: você pode alterar o nome do board neste campo;
  • Card Type Default: o modelo de card que será usado no board;
  • Visibility: altere a visibilidade do board para Todos, Equipe ou Apenas eu;

Criando as colunas de um board

Na aba Columns (colunas) você poderá criar e configurar as colunas do seu board, cada uma delas representando uma etapa do seu fluxo ou de suas tarefas. É aqui que você também poderá gerenciar colunas de um board já existente. Para criar uma nova coluna:

  1. Navegue até a aba Columns do board desejado
  2. Preencha o nome e descrição da coluna nos campos Column e Description
  3. No campo Final, clique na Caixa de Seleção Caixa de seleção se aquela for a última coluna do board
  4. Clique no Botão de Adicionar Botão de Adicionar para finalizar

Gerenciando colunas de um board de gerenciamento

Ao criar as colunas, você pode visualizá-las na área inferior da página por ordem de criação. Caso queira re-ordenar as colunas de um board, basta clicar e arrastar o Botão de Mover Ícone de Mover do lado direito das colunas.

Se você adicionou uma descrição da coluna, pode definir se ela ficará visível selecionando a Caixa de Seleção Caixa de seleção Show Desc. Na opção Final, você estabelece se a coluna representa um possível resultado final do processo. Com isso, as colunas finais ficarão empilhadas demonstrando que o card tem que ir necessariamente para apenas uma das colunas finais.

Configurando as colunas de um board

À direita das colunas criadas, você pode configurar o comportamento dos cards que chegam à essa coluna clicando no Ícone de Configuração Ícone de Configuração. Clicando nele, você abre uma janela com as seguintes opções:

  • Required fields for this column: selecione quais campos do modelo de card que você selecionou são de preenchimento obrigatório para que os cards possam ser movido para outra coluna;
  • Can move to: aqui você determinará para qual coluna os cards daquela coluna poderão ser movidos. Se você deixar a opção Can move to any column selecionada, os cards desta coluna poderão ser movidos para qualquer coluna sem obedecer uma ordem. Se você quiser que eles sigam uma ordem pré-estabelecida, selecione para qual(is) coluna(s) os cards da atual podem ser movidos;
  • SLA: aqui você define prazo de validade dos cards desta coluna. Todos os cards estarão sujeitos a esta regra, fazendo com que você seja avisado quando ele vencer;
  • Automation on enter: defina uma automação que será iniciada quando um card entra na coluna;
  • Automation on exit: defina uma automação para ser iniciada quando o card sai da coluna;
  • Cannot add card: esta opção estabelece que nenhum card pode ser criado nesta coluna, apenas ser movido para ela;
  • On enter action: opção que permite clonar ou mover o card automaticamente ao entrar nesta coluna. Selecione a opção desejada - mover ou clonar - e defina para qual coluna o card será movido ou clonado ao chegar a esta coluna. Lembre-se que a clonagem ou movimentação pode acontecer entre diferentes boards, facilitando a comunicação em fluxos que ocorrem entre diferentes equipes.

Próximos passos