Searching for

Tabelas de dados

Para conseguir criar relatórios e escolher os dados e parâmetros de agrupamento corretos é preciso primeiro entender como funciona a base de dados da plataforma Pipz.

Nossa base de dados organiza todas as informações em tabelas. Enquanto uma organiza todos eventos do sistema, outra se refere aos e-mails enviados, uma terceira armazena a origem de todos os contatos e assim por diante.

No meio de todas essas informações está a tabela de IDs, onde ficam armazenados os códigos de identificação dos contatos. São eles que geram os dados, por isso ficam no "centro" da base de dados. Por sua vez, cada tabela mencionada acima terá uma coluna de IDs atrelada a uma linha de dado, sinalizando que aquela informação foi gerada ou pertence a determinado contato.

Cada ID é única para cada contato, de modo que um evento ou interação gerada por um contato nunca é atribuída a outro contato justamente por serem vinculadas à ID do contato.

Correlação de tabelas pelo ID

Pelo fato de todas as tabelas possuírem a coluna ID do contato e/ou da empresa, é possível relacionar os dados de diferentes tabelas dessa forma, extraindo informações e realizando segmentações complexas. Veja o exemplo abaixo:

Você quer saber quais foram os usuários que mais interagiram com as suas campanhas de e-mail no último mês. Para isso, você precisará utilizar as tabelas de dados referentes a contatos relacionados com a tabela de eventos do sistema. Os parâmetros utilizados para refinar esses dados: período de tempo, um número fixo máximo de resultados ou o tipo de evento que você quer acompanhar.

Veja abaixo em mais detalhes como funciona a lógica para a extração de dados do Business Intelligence do Pipz.

Tipos de dados contidos no banco de dados

Veja abaixo quais são os tipos de dados gerados e armazenados pelo nosso sistema:

  • Primary Key: indica a tabela inicial a qual estão relacionadas todas as outras. Esta tabela é a ID - de contatos, de empresas, de eventos, etc. Na listagem Model, estará indicada pelo ícone Primary Key.
  • 123: são dados de quantidades, como contagem total de contatos, eventos, sessões, sign ups, etc.
  • ABC: são informações escritas, como nome de um contato, endereço de e-mail, cargo, origem, etc.
  • Date: informações de data, como data de criação de um contato, data da última sessão, etc.
  • Time: tempo transcorrido, aplicável ao tempo gasto por contatos no sistema.

Próximos passos