Searching for

SPF/DKIM

O SPF (Sender Policy Framework) é uma configuração feita no seu servidor DNS, e consiste na inserção de uma linha de texto nos registros DNS do seu domínio. Trata-se de uma autenticação usada para identificar que nosso sistema está permitido a enviar e-mail em nome de seu domínio. O servidor DNS é o mesmo que você usa para registrar as configurações de seu site ou domínio.

Já o DKIM (Domain Keys Identified Mail) garante a segurança e autenticidade dos e-mails enviados, adicionando uma identificação no cabeçalho (header) do e-mail avisando aos servidores que a mensagem realmente partiu do seu domínio, e não de alguém querendo se passar por você.

Devido às restrições de segurança DMARC implementadas pelos provedores de envio e recebimento de e-mails, não é possível enviar e-mails de domínios públicos como Gmail e Hotmail.

Criando um registro de SPF

Em caso de dúvidas, consulte seu provedor de hospedagem, peça ajuda ao suporte ou à sua equipe técnica para realizar estas configurações.

Para criar registro SPF em seu domínio, basta inserir uma entrada TXT da seguinte forma em suas configurações de DNS:

Tipo Nome (host) Valor
TXT v=spf1 include:spf.ecentry.io a mx ~all

Configurando mais de um registro SPF para o mesmo domínio

Se você já encontrar um registro TXT que possua um valor como v=spf1 include:spf.domain.com, é porque seu domínio já está autenticando um outro serviço de email. Portanto você não deve adicionar um novo registro, e sim alterar o registro já existente. Para isso, altere o valor do registro TXT que já possui a autenticação SPF, adicionando o seguinte valor: include:spf.ecentry.io a mx.

Com isso, seu registro TXT ficará da seguinte forma:

v=spf1 include:spf.domain.com include:spf.ecentry.io a mx ~all

Criando um registro de DKIM

Depois de configurar o SPF, é necessário fazer a configuração do DKIM adicionando mais uma entrada TXT no seu DNS, com o nome de registro ecentry._domainkey.

Tipo Nome (host) Valor
TXT ecentry._domainkey v=DKIM1; g=*; k=rsa; p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4GNADCBiQKBgQDBLTlS2DySFDRCsAqkUsIjAI7RvuRS6q5aTMyrdp9LogFjO7yTQKw/vw+bKrhHu1NuVWciRNp32m6E/imM5waqWL7w9xh4O8ap0jwORILrJvl/4NLLWXR/LuzIzmZ61nChq0vDOjdzCmBR6mALwzES4Ss2gPwldmTbtmVN14+0aQIDAQAB

Adicionar seu domínio SPF e DKIM ao sistema

Acesse Settings > Domains > SPF/DKIM e adicione um domínio no formato seudominio.com.

Depois de criado, você terá acesso ao menu principal do domínio, onde se encontram os seguintes status de validação:

  • DKIM: indica se o atual domínio está autenticado pelo método DKIM (DomainKeys Identified Mail);
  • SPF: indica se o atual domínio está autenticado pelo método SPF (Sender Policy Framework).

Configurações de domínio - SPF DKIM

Essas duas configurações de segurança são necessárias para que os servidores que recebem seus e-mails consigam identificar se a mensagem é realmente sua, ou se foi enviada por alguém que finge ser você.

Próximos passos