Searching for

Funnels

Os funis são gráficos automatizados que auxiliam, de forma visual, na análise de conversões de eventos. Este tipo de recurso facilita a tomada de decisões relacionadas ao planejamento e estrutura da jornada de clientes, além de agilizar a análise de métricas relacionadas.

Funnels

Algumas informações que podem ser conseguidas instantaneamente nos funis de conversão:

  • Em uma determinada campanha de e-mail, quantos foram abertos, clicados e respondidos?
  • Dos usuários que visitaram seu website, quantos clicaram em CTAs e converteram em landing pages?
  • Do número de leads capturados por uma landing page do seu produto, quantos converteram em clientes?

Para acompanhar a efetividade de suas estratégias de conversão ou medir quantos leads ou usuários estão realizando um caminho específico dentro do website ou app, os funis de conversão permitem você escolher uma série de eventos que devem ser ativados em ordem.

Criar um novo funil de conversão

  1. Navegue até o menu principal Funnels
  2. Clique no Ícone de Adicionar Botão de Adicionar
  3. Dê um nome ao seu novo funil de conversão
  4. Clique no botão Create para criar seu funil personalizado

Funnels > Add a new funnel

Adicionando eventos ao funil de conversão

Na página de edição do seu funil, você verá duas tabelas - All Events e Funnel's Events.

  • All Events: uma listagem de todos os eventos já ativados no seu sistema.
  • Funnel's Events: a listagem de eventos que você quer monitorar em seu funil de conversão.

Para adicionar um evento ao seu funil, basta encontrá-lo na lista All Events, e então clicar e arrastar até a coluna Funnel's Events.

Funnels > Funnel's Events

Como se trata de um funil de conversão, é importante que você adicione os eventos na ordem em que acontecem, indicados pelo número ao lado do evento na coluna Funnel's Events.

Por exemplo, para calcular a taxa de cliques em e-mails enviados, a ordem deve ser Email Send, Email Open e Email Click. Se os eventos forem colocados fora de ordem, isso causará um problema na leitura de dados, exibindo resultados inconsistentes.

Quando todos os eventos já estiverem definidos, clique no Ícone de Salvar Botão de Salvar no canto superior direito da tela. Então, o funil será gerado com os dados das conversões definidos por você.

Editar um funil de conversão já criado

Caso você já tenha criado um funil e deseje realizar alterações nos eventos selecionados, navegue até o menu Funnels e clique sobre o funil de conversão que deseja alterar.

Então, clique no Ícone de Edição Botão de Editar para abrir a página de edição do seu funil, onde você verá as tabelas All Events e Funnel's Events para adicionar ou remover os eventos para editar o funil de conversão.

Para descobrir como gerenciar quais eventos já foram capturados pelo sistema, recomendamos a leitura do artigo Lista de eventos capturados no sistema.