Searching for

Configuração de SEO

A configuração de SEO do Learning Center permite editar e otimizar como sua base de conhecimento se posicionará no ranking de resultados dos motores de busca, como Google e Bing. As opções de personalização vão desde a escolha de um domínio próprio até a edição de meta-titles e meta-descriptions.

Adicionando URLs personalizadas

A otimização de URLs é um ponto importante da estratégia de SEO, ou seja, tornar páginas e conteúdos otimizados para serem encontrados pelas ferramentas de busca. O Learning Center do Pipz permite personalizar todas as URLs, seja da base, dos tópicos ou dos artigos.

Para editar uma URL, o caminho é semelhante para os diferentes conteúdos:

Para bases: navegue até Settings > Learning Center > Knowledge Base e escolha o item da lista Para tópicos: navegue até Settings > Learning Center > Knowledge Topic e escolha o item da lista Para artigos: navegue até Settings > Learning Center > Knowledge Article e escolha o item da lista

Nas três opções acima, acesse a aba SEO para ter acesso e editar o campo Slug.

Editando a URL de uma base, tópico ou artigo no Learning Center

Lembre-se de atualizar os links da Base de Conhecimento que direcionam para a URL que foi alterada.

Adicionando um domínio personalizado

Personalizar o domínio da sua base de conhecimento faz com que ele esteja integrado ao seu domínio existente, da mesma forma que um blog. Isso aumenta a relevância das páginas, permite que a ferramenta de busca do seu site busque também resultados na base do conhecimento e melhora a experiência do cliente de modo geral.

Para configurar um domínio personalizado, primeiro é necessário criar o seu subdomínio nos registros DNS do seu domínio, como explicamos no artigo Configurando o domínio do Learning Center.

Após a criação registro no DNS, você deve inserir este endereço nas configurações da Base de Conhecimento.

  1. Navegue até Settings > Learning Center > Knowledge Settings
  2. Na aba Settings procure a opção Custom Domain
  3. Insira o domínio assim como adicionado aos registros DNS

Após adicionado, o sistema fará a validação deste domínio automaticamente. Uma vez validado, o domínio personalizado da sua base de conhecimento já está pronto para ser usado!

Segmentar o Learning Center por país

Este recurso de personalização da base de conhecimento é ideal para empresas que possuem clientes e usuários internacionais. Com ele, é possível limitar o acesso ao endereço configurado, ou selecionar os países que terão acesso a uma base específica.

Por exemplo: você pode criar a base Ajuda e selecionar o país "Brazil"; criar a base Ayuda e selecionar o país "Argentina"; criar a base Help e selecionar o país "United States". Para cada um desses casos, será adicionado o ccTLD (domínio por país) específico. No caso, ficará da seguinte forma: http://subdominio.seudominio.com/br/, e assim por diante.

1. Limitando o acesso ao Learning Center a um país

Se você quiser que apenas os visitantes de um determinado país tenham acesso ao seu Learning Center, é possível selecionar um país específico nas configurações gerais. Acesse: Settings > Learning Center > Knowledge Settings, aba Settings. Na opção Default Country, selecione o país.

2. Limitar o acesso a Bases de Conhecimento específicas

Para criar várias bases em diferentes línguas e configurar o acesso a elas por país é bastante simples. Acesse: Settings > Learning Center > Knowledge Base e selecione sua base na lista. Clique na aba Settings da base selecionada e na opção Country selecione o país que terá acesso a aos conteúdos correspondentes.

Configurações de SEO em tópicos e artigos

Como mencionamos acima, é possível configurar o SEO específico dos artigos para torná-los melhor ranqueados em motores de busca. Com isso, usuários e possíveis clientes poderão encontrar as informações procuradas, a sua Base de Conhecimento se torna mais um canal de atração e melhor a relevância do seu domínio.

Todas as configurações de SEO dos artigos podem ser feitas no sub-menu SEO do artigo selecionado, navegando até Settings > Learning Center > Knowledge Topic e selecionando seu artigo, ou diretamente em Settings > Learning Center > Knowledge Article.

Veja abaixo as possíveis configurações de SEO em artigos:

  • Slug: a alteração da slug do artigo pode ser feito a qualquer momento e sua alteração não muda o título do artigo.
  • Meta Title: adicione um Meta Title específico para o artigo, que será exibido nos resultados de busca.
  • Meta Description: escreva uma Meta Description para o artigo, que também será exibido nos resultados de busca.
  • Robots Index: permita que o artigo seja indexado por mecanismos de busca, ou seja, que seja exibido como resultado.
  • Robots Follow: permita a URL daquele artigo seja acompanhada pelos mecanismos de busca quando adicionada a outras páginas.

As opções de personalização de Meta Title e Meta Description não estão disponíveis para bases, apenas para tópicos e artigos.

Próximos passos