Searching for

Como funciona

As métricas de engajamento do Pipz são utilizadas para mensurar a atividade dos seus contatos tanto no seu produto SaaS quanto em sites ou em campanhas de e-mail enviadas. Com estes dados, é possível gerar relatórios de Business Intelligence para entender como se comportam e o que querem da sua empresa.

Além disso, é possível criar regras para identificar os usuários ativos e inativos na sua base, tornando o seu funil de vendas e o Customer Success ainda mais eficientes.

Métricas de engajamento e eventos

Tanto o Score quanto o Customer Engagement Index (CEI) estão atrelados a eventos do sistema mas funcionam de forma diferente. De modo geral, cada evento recebido no seu sistema Pipz pode conter uma pontuação de CEI e/ou Score, definida por você.

A listagem de eventos ativados no sistema está disponível em Settings > Apps > Events. Lá, você verá uma lista completa de eventos do sistema, onde estão exibidas cinco colunas:

  • Presentation name: nome de exibição do evento nos recursos e listas do sistema;
  • Event: nome efetivo do evento, ativado através dos snippets Javascript;
  • Score: valor de Score que será atribuído ao contato que ativar o evento;
  • CEI: valor de Customer Engagement Index que será atribuído ao usuário/cliente que ativar o evento;
  • Created on: data de criação do evento no sistema.

Armazenamento das pontuações

A grande diferença entre Customer Engagement Index (CEI) e Score está no modo como eles são armazenados e disponibilizados no sistema. Veja abaixo:

  • Score: é o valor cumulativo dos pontos adquiridos a partir de eventos com Score configurado, ou na automação (existe a opção Set Score como um dos steps). Assim, a pontuação de um contato continua acumulando, a não ser que seja editada via automação ou manualmente. Também não é possível discriminar quando ocorreram os eventos que levaram ao número, apenas através da listagem geral de eventos de um contato, visto que este dado é um campo único do contato e não é gravado o histórico ao longo do tempo para ele.

  • Customer Engagement Index (CEI): acompanha as interações de cliente com o seu produto. A cada uma hora (1h) é adicionado um registro no banco de dados com a pontuação total do contato naquela hora. Ou seja, o Pipz grava o histórico do CEI ao longo do tempo para todos os contatos e empresas. Portanto uma característica muito útil para o time de Customer Success é a possibilidade de visualizar a pontuação de um cliente durante um certo período de tempo e a opção de realizar segmentação baseados nesta métrica, possibilitando saber quais os horários e dias com maior interação e também quais clientes estão mais engajados e quais estão menos engajados. O CEI só pode ser gerado por eventos do sistema pré-configurados, não sendo um campo editável do contato.

Onde verificar Score e CEI de um contato

O Score é um campo presente no perfil de contatos que indica a pontuação acumulada em relação a eventos gerados por leads e visitantes das suas páginas. Para visualizar, acesse Contacts > Nome do contato > Profile. O campo Score vai indicar a pontuação daquele lead.

No caso do CEI, só é possível extrair esta informação por meio da criação de um relatório no Business Intelligence.

Próximos passos