Searching for

Uso de variáveis

Variáveis são campos com informações específicas do cadastro de contatos e empresas, como Nome, Email, Telefone, Website, e assim por diante.

As variáveis no Pipz são parte do Jinja, template inspirado em Django e Python, linguagens que compõem o sistema.

Podemos utilizar variáveis em diferentes locais do Pipz para personalizar conteúdos ou enviar informações para outros sistemas, como por exemplo:

As variáveis são caracterizadas pelas chaves duplas da seguinte forma: {{sua_variavel}}. Com esta sintaxe, você será capaz de requisitar ou encaminhar informações.

Um exemplo prático, e muito utilizado no sistema é a variável {{contact.name}} e {{contact.name|fname}} . Nestes casos, a informação que se quer utilizar é o nome do contato e o primeiro nome do contato, respectivamente.

Como inserir variáveis

Veja, passo-a-passo, como usar as variáveis em diferentes locais do sistema:

Campanhas de e-mails

É possível usar variáveis de duas formas:

  • Subject: insira a variável diretamente no assunto do e-mail. Para isso, basta clicar no ícone Botão Adicionar Variável no momento da criação da campanha. Caso a variável que você queira utilizar não esteja na lista ao clicar no ícone, você pode digitá-la manualmente com a sintaxe correta na forma {{sua_variavel}}. Nos próximos artigos disponibilizamos uma lista de variáveis que você poderá utilizar.

Variável no assunto do e-mail - Pipz

  • Corpo do e-mail - editor drag-and-drop: selecione o campo onde deseja inserir a variável e clique no ícone Botão Adicionar Variável para selecionar a opção desejada.
  • Corpo do e-mail - editor RTF: escreva a variável no formato {{sua_variavel}} diretamente no código do e-mail (HTML) ou clique no ícone Botão Adicionar Variável para selecionar a opção desejada.

Automação

Em Automations, é possível utilizar a variável nos seguintes Steps:

  • Send email: utilize o ícone Botão Adicionar Variável para configurar o Subject e o corpo do e-mail, conforme ensinamos no item anterior;
  • Notify: clique no ícone Botão Adicionar Variável para configurar a variável no Subject e no corpo do e-mail, da mesma forma que na opção Send email.
  • Update Field: é possível atualizar a informação de um campo por outro, ao inserir a variável. Para isso, selecione o tipo de campo que quer atualizar (company ou contact) e o atributo. No campo Value, insira a variável do novo atributo que irá substituir o anterior;
  • Chamadas de API: veja, em detalhes, como utilizar as variáveis em chamadas de API.

Landing Pages

  • Editor drag-and-drop: da mesma forma que no editor de e-mail drag-and-drop, selecione o campo onde deseja inserir a variável e clique no ícone Botão Adicionar Variável para selecionar a opção desejada. Pronto!
  • Editor RTF: cole a variável no formato {{sua_variavel}} diretamente no código da página (HTML) ou clique no ícone Botão Adicionar Variável para selecionar a opção desejada.

Próximos passos